Palavra do Presidente

Imagenologia: SINBIESP segue vigilante na defesa dos direitos assegurados na justiça

Infelizmente, mais uma vez nos deparamos com notícias que versam sobre suposta prática “ilegal” de biomédicos que atuam na área de imagem.

Sob o tema “Ministério Público do Trabalho investigará hospitais que contratam biomédicos para trabalharem na radiologia”, o Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia no Estado de São Paulo (Sintaresp) publicou matéria na edição de agosto/2014 de seu informativo institucional (Jornal do Sintaresp - página 3) na qual afirma que, após denúncia enviada ao Ministério Público “sobre a atuação irregular dos biomédicos na radiação ionizante”, a Procuradora do Trabalho Elisiane dos Santos procederá à investigação.

Ainda segundo a publicação, “todos os hospitais, fundações ou laboratórios” citados na matéria, “que utilizam os biomédicos como mão de obra na radiologia ionizante, manuseando equipamento e com jornada de trabalho acima das 24h responderão ao Ministério Público do Trabalho”.

Ora, é sabido que, há alguns anos, por força da atuação da assessoria jurídica do SINBIESP, os biomédicos profissionais do Estado de São Paulo possuem o reconhecimento para atuação na área de imagenologia. Inclusive, como é de amplo conhecimento, a jurisprudência formada no Estado de São Paulo vem sendo utilizada por todos os tribunais judiciais do país, firmando, de uma vez por todas, o reconhecimento do regular exercício das atividades radiológicas por profissionais biomédicos devidamente habilitados.

Diante dessa nova denúncia, a assessoria jurídica e diretores de nosso Sindicato já estão em contato com os empregadores citados na referida matéria a fim de esclarecer os fatos, apresentar as decisões judiciais e dirimir quaisquer dúvidas que possam prejudicar os nossos profissionais no exercício de suas atividades.

Reiteramos a todos os biomédicos que atuam na área de imagem que continuem a desempenhar o seu trabalho com a legitimidade, a competência e a responsabilidade que lhes são próprias.

O SINBIESP continuará atento a todos os abusos cometidos contra os seus profissionais no exercício de sua função e, sempre lutando pela preservação dos direitos assegurados pela justiça, fará reconhecidas as conquistas dos profissionais da Biomedicina.

Lembro que o SINBIESP prosseguirá nessa batalha, não aceitando qualquer tentativa de intimidação dirigida aos biomédicos por parte de entidades alheias à categoria.

Vencemos essa disputa na Justiça e é pelo caminho do Direito que faremos prevalecer a legitimidade das atividades exercidas pelo biomédico na área da imagenologia.

Biomédico, estamos juntos nessa luta! Denuncie qualquer tentativa de intimidação!

Dr. Luiz Guedes
Presidente do SINBIESP