SINBIESP orienta biomédicos sobre a importância do código da CBO na carteira de trabalho

02-09-2014

Caro biomédico,

É muito importante que, ao ser contratado, você observe o código CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) que a empresa está colocando na sua carteira de trabalho.

O código CBO do biomédico é 2212-05, no campo cargo pode ser atribuída a designação da empresa para o cargo (por exemplo, analista de laboratório), mas a CBO não pode ser de outro profissional.

Verificamos que é muito comum o biomédico ser contratado com a CBO do técnico de laboratório (CBO 3242-05) ou auxiliar de laboratório (CBO 5152-15). Estas designações não são adequadas para os profissionais biomédicos.

O enquadramento na CBO correto é o que proporciona estatística nos cadastros dos órgãos de saúde para formatar a quantidade de profissionais para disponibilizar concursos públicos, dentre outras ações.

Resumindo: se você tem registro com outra CBO você não existe como biomédico no Cadastro Nacional e não é identificado no mercado de trabalho como tal. O prejuízo para nossa profissão é muito grande. Uma simples correção do Departamento de Recursos Humanos da empresa (que não tem custo e nem prejuízo para o empregador) vai nos ajudar muito.

Diretoria do SINBIESP