PALAVRA DO PRESIDENTE
As entidades sindicais são efetivas a medida que exista a adesão dos profissionais junto ao sindicato da categoria. A maior arma que possuímos é manter o maior numero de profissionais vinculados ao SINBIESP pois com o poder de representação teremos melhores condições de negociação com os sindicatos patronais.
BIOMÉDICO, SEM A SUA FILIAÇÃO O SINDICATO NÃO TEM FORÇA!! contribua para que possamos existir, sobreviver e lutar por melhores salários; não se acomode esperando que nós façamos as negociações sem a sua participação!
Os movimentos legislativos que culminaram com a Reforma Sindical no governo Michel Temer enfraqueceram sob maneira todas as entidades sindicais, um prejuízo sem dimensões para os trabalhadores do país, trouxe a desfiliação dos trabalhadores e a precarização financeira dos sindicatos de modo a levar a maioria a hipossuficiência financeira para manter o básico necessário.
Os sindicatos patronais fazem contrapropostas de pautas de reivindicação que beiram o ridículo e não podem ser aceitas pelos sindicatos sérios e sem comprometimento politico como o SINBIESP, assim fica prejudicado o sindicato sério que pleiteia vantagens e reposição financeira de perdas pela inflação pela pressão dos profissionais que querem a todo custo que a convenção coletiva seja fechada e fica prejudicado o trabalhador que não consegue aumento de salário.
A base salarial nacional para o profissional biomédico é nossa grande bandeira de luta. Nossos profissionais estão em grande parte nas grandes capitais, mas o panorama está mudando, pois as oportunidades de colocação no mercado começam a ser vantajosas fora das grandes cidades.
Como temos biomédicos em diversos setores da saúde nas trinta e uma habilitações possíveis, os acordos coletivos acabam tendendo o piso salarial para um patamar desigual para as capitais e grandes centros em relação as regiões mais afastadas e isso tende a mudar e para isso, buscando este mapeamento das regiões nossos sindicatos terão condições de debater e chegar a um denominador comum.
Nossos sindicatos estão unidos em prol dos profissionais e precisam muito da adesão e participação de toda a categoria. Sindicatos e federação fortes são essenciais para uma profissão. Enfrentamos em alguns momentos a pior situação que uma profissão pode passar, o chamado “fogo amigo”. Muitos profissionais que não compreendem nossas instituições e seus direitos e deveres passam a colocar opiniões que não condizem com a realidade nas redes sociais motivando outros profissionais biomédicos a acreditarem no desconhecimento e opinião sem fundamento.
Meu pedido a todos os profissionais da categoria é que no caso de qualquer duvida procurem o sindicato do seu estado, se no seu estado não houver um sindicato de biomédicos procurem a FENABIO. Não deixe que o empregador registre você biomédico com outro CBO que não seja o do biomédico (CBO 2212-05 BIOMEDICO), quando você é contratado como técnico ou auxiliar, você não esta contratado como biomédico. Tenha orgulho da sua profissão, não aceite qualquer situação de trabalho, valorize-se no mercado de trabalho e valorize sua profissão. Você é o representante da sua categoria no mercado de trabalho.
Ricardo Cecílio – Presidente